As pragas são um inimigo das nossas hortas e jardins. Já todos nos deparamos com piolhos, pulgões, cochonilhas, moscas brancas, entre outros. Sabemos que quando eles aparecem, há que tentar compreender o motivo para tal e não apenas combatê-los.
Questões como a qualidade do solo, o excesso de irrigação ou o desequilíbrio nutricional são algumas das causas que podem atrair pragas, por isso é importante que fique atento a possíveis carências e as corrija.
Ainda assim, identificada a causa, é necessário eliminar estes pequenos inimigos das nossas plantas, por esse motivo, hoje apresentamos uma solução que é usada há muito tempo no controle das pragas: um inseticida natural para as plantas que podemos fazer com recurso a apenas três ingredientes que temos em casa. Fique com a receita:
Ingredientes:
- 1 l. de água
- 20 g. de sabão azul e branco
- 1 dente de alho
Modo de preparação:
Diluir muito bem o sabão num pouco de água morna e adicionar a água restante.
Picar muito bem o dente de alho e adicionar à mistura anterior. Deixar repousar durante umas horas.
Coar com ajuda de um pano para retirar resíduos, colocar num borrifador e pulverizar as plantas afetadas. Pode ser aplicado em todas as plantas, preferencialmente no período da manhã, evitando aplicar em condições de sol exposto, vento ou chuva.
Dica: o sabão pode ser ralado para que se dilua mais facilmente.
Faça a mistura na proporção mais adequada à dimensão da sua horta ou jardim, de forma a evitar o desperdício.
Não temos indicações exatas sobre a durabilidade deste inseticida, mas por experiência própria podemos afirmar que, quando conservado em lugar fresco, seco e abrigado da luz solar, se mantém em bom estado para ser utilizado dentro do prazo de uma semana.
Atenção: o sabão pode danificar algumas plantas, por isso, em caso de dúvida recomendamos que faça primeiro um teste numa pequena parte da planta para ter a certeza de que não irá causar danos.
É importante que após colocar o inseticida vigie as suas plantas durante vários dias, de forma a acompanhar a eficácia no combate aos invasores. É recomendado que passados 3 a 4 dias da aplicação, se repita para garantia de melhores resultados.
Foto por Freepik.