Escolas

A componente educativa do Re-Planta!, de 2018/19, pretende capacitar os professores através de um Programa Educativo que se desenvolve neste ano letivo, sendo composto por uma Oficina de Formação (em processo de acreditação pelo CCPFC), uma iniciativa escolar “Concurso de Estórias”, facultativa, desenvolvida com os alunos durante 3 meses, disponibilização de recursos sobre os temas ambiente-resíduos-sustentabilidade-cidadania e a atribuição de um compostor e edição digital da estória vencedora, para a escola respetiva.

Este programa está aberto à participação de todos os professores do 1º, 2º e 3º ciclos do Ensino Básico dos 12 concelhos abrangidos pela Gesamb, que não tenham participado na edição anterior do projeto.

A formação irá decorrer em dois momentos e em dois locais diferentes:

  • a primeira parte de 7 horas em janeiro e,
  • a segunda parte de 7 horas em maio
  • locais: Centros de Formação Beatriz Serpa Branco, em Évora, e no Centro de Formação de Márgua, em Vila Viçosa.

Descarregue aqui a ficha de demonstração de interesse/pré-inscrição e depois de preenchida envie-nos através dos contactos referidos no documento.

Se tiver alguma dúvida entre em contacto connosco através do email  replanta.info@gmail.com ou pelo telefone: 966739763.

PRAZO PARA DEMONSTRAÇÃO DE INTERESSE EM PARTICIPAR/INSCRIÇÃO: 16 30 DE NOVEMBRO.

________  / ________

Histórico

A componente educativa do Re-Planta!, de 2012-2013, pretendeu capacitar os professores através de um programa educativo que se desenvolveu no ano letivo 2012-2013, tendo sido composto por uma oficina de formação (acreditada pelo CCPFC), uma iniciativa escolar desenvolvida em conjunto com os alunos durante 2 meses, disponibilização de recursos sob os temas ambiente-resíduos-sustentabilidade-cidadania e compostores para as cinco escolas vencedoras.

Este programa foi aberto à participação de todos os professores do 1º, 2º e 3º ciclos do Ensino Básico dos 25 concelhos abrangidos pelos três sistemas, que ao se inscreverem têm acesso às atividades anteriormente referidas.

No total foram realizadas 11 ações de formação em Janeiro de 2013 que corresponde à primeira fase da formação, e 11 ações durante o mês de abril de 2013 completando assim a oficina de formação. Esta formação ocorrerá nos quatro Centros de Formação que abrangem os 25 concelhos.

Simultaneamente pode demonstrar o seu interesse ou colocar as suas questões pelo email replanta.info@gmail.com.

O que significou para os professores e escolas que participarem no Re-Planta!?

Fizeram parte de um projeto piloto regional desde a sua génese, com acesso exclusivo a:

  • Oficina de formação especializada para professores a realizar nos 4 Centros de Formação de Professores da região;
  • Envolvimento dos alunos numa iniciativa lúdico-pedagógica;
  • Habilitação ao prémio da iniciativa: 1 equipamento para a realização da compostagem na escola (compostor) de entre os5 vencedores possíveis;
  • Acompanhamento permanente de uma equipa para resolução de problemas, apoio no desenvolvimento da iniciativa, esclarecimentos e auxílio pedagógico;
  • Participação e acesso a um fórum virtual partilhado por todos os grupos inscritos para troca e partilha de experiências, esclarecimento de dúvidas, etc.;
  • Acesso a recursos pedagógicos e didáticos para utilização com os alunos.

Formação      |     Iniciativa Escolar     |     

Anúncios