Oficinas

Reassuma o poder, redescubra o sabor, reencontre o prazer de cultivar, colher e confecionar os seus próprios alimentos!

Sob o lema “Reaprende, Recomeça e Redescobre a tua Horta” as oficinas Re-Planta! são a oportunidade de todo e qualquer cidadão – mesmo daqueles que apenas têm espaço para um pequeno vaso – de descobrir o poder das hortas biológicas e da compostagem!

Crie a sua própria horta e descubra o poder do biológico. Nas oficinas Re-Planta! irá apreender tudo o que é necessário para começar a sua própria horta biológica, ou mini-horta se for caso disso, de forma simples, fácil e muito prática. Conheça os segredos das flores comestíveis, redescubra o sabor de frutas e legumes, domine o poder da compostagem e candidate-se a receber um kit-Replanta com um compostor para seu uso pessoal, de modo a tornar tudo mais simples.

Participe nas oficinas e receba o Kit-RePlanta!. Tratando-se de hortas biológicas os pesticidas, adubos químicos ou organismos geneticamente modificados terão naturalmente que ficar de fora. Contudo, isso não significa que não haja nada que não possamos fazer para otimizar as nossa produção. O segredo das hortas biológicas reside na utilização de composto como forma de enriquecer os solos sem os contaminar e nas oficinas Re-Planta!, para além de aprender a fazer a compostagem, receber um guia, ter acesso a conteúdos especializados, poderá habilitar-se a receber um compostor para a sua habitação!

Comunidade, porque juntos somos mais fortes. A ideia de formarmos uma comunidade onde todos os participantes possam trocar e partilhar dicas, sementes, legumes, experiências, espaço e até composto, parecer-lhe-á excelente, mas no seu íntimo duvidará muito que realmente funcione. Nas oficinas Re-Planta!, não só perceberá que tudo isto realmente funciona, como é aliás extraordinariamente fácil e divertido. Se ainda assim não acredita, espere para ver os exemplos que lhe trazemos.

Ao frequentar esta oficina, com a duração aproximada de 2h30,  irá ficar a conhecer o que significa cultivar organicamente, saber como pode aumentar o sucesso da produção na sua horta sendo-lhe possível, e se reunir as condições necessárias, obter gratuitamente o equipamento responsável por esse sucesso: o compostor.

Qualquer pessoa motivada para iniciar a sua horta, residente num dos 12 concelhos abrangidos e que nunca tenha participado antes, tem agora oportunidade de se inscrever e participar , contudo apenas aquelas que reunirem algumas condições específicas podem receber um compostor. E, para facilitar o seu trabalho vamos ao seu encontro, uma vez que iremos percorrer os 12 concelhos durante o mês de abril de 2019.

Os concelhos abrangidos são: Alandroal, Arraiolos Borba, Estremoz, Évora, Montemor-o-Novo, Mora, Mourão, Redondo, Reguengos de Monsaraz, Vendas Novas e Vila Viçosa.

Inscreva-se, aqui

 

______ // ______

Histórico do Re-Planta!

Na sua fase de arranque, o projeto Re-Planta! realizou, de maio a junho de 2013, 43 oficinas percorrendo os 25 concelhos servidos pela AMCAL, GESAMB e RESIALENTEJO com a oferta de formação, guias e compostores a cerca de 1000 participantes.

No total desta primeira edição foi possível capacitar mais de 1200 pessoas com formação teórica e prática cedendo também 900 compostores.

A faixa etária mais representada nas oficinas foi a dos 30-40 anos tendo o sexo feminino ocupado mais de 55% dos lugares e os agregados familiares com maior presença foram os que se possuem entre 2 a 4 pessoas.

Para ver como correram visita a nossa galeria de fotografias.

Anúncios