urbanfarmiingguys

E se um dia decidisse mudar toda a sua família, filhos, pais, primos… para uma cidade devastada por alguma força da natureza, ou em empobrecimento pelo desaparecimento de um grande indústria que a sustentava, ou mesmo uma cidade em pós guerra, achariam que tinha ficado doido/a?!
Mas foi isso mesmo que em 2011, 20 famílias americanas decidiram fazer. Mudaram-se dos subúrbios americanos para um bairro do centro da cidade de Kansas City -considerado um dos locais mais destruídos da cidade- para iniciar uma horta comunitária e uma experiência de vida sustentável.
urbanfarmiingguys1
Criaram uma organização sem fins lucrativos, a Urban Farming Guys e intitulam-se de revolucionários! A sua missão é a de estabelecer comunidades sustentáveis nos lugares mais difíceis e esquecidos no planeta, os “lugares de desenvolvimento fase 0”. A sua estratégia começa com a criação de uma horta comunitária e no fornecimento de água em segurança, passando depois para a energia alternativa e na resiliência da economia local. Toda a experiência e conhecimentos adquiridos pela associação, assim como as tecnologias criadas para as comunidades são relatadas e partilhadas na internet sob a forma de vídeos, diagramas, diretórios, tutoriais, tudo disponibilizado em código aberto base de dados tecnológica partilhada com todo o mundo e numa Wikipedia de tecnologias sustentáveis.
urbanfarmiingguys2
Desengane-se se acha que ficaram por Kansas City! Hoje contam com experiências numa localidade no México e num orfanato na Índia onde construiram uma quinta aquapónica para peixes  e que foi já visitada por especialistas para verem ao vivo como funciona.
Acompanhe-os no facebook ou faça parta da comunidade sustentável na internet, onde para além de ter acesso a várias técnicas e tecnologias que o grupo implementa poderá trocar ideias e dúvidas com toda a comunidade.