promotor

A GESAMB, é, desde 2004, a empresa responsável pela gestão e exploração do Sistema Intermunicipal de Valorização e Tratamento de Resíduos Sólidos Urbanos do Distrito de Évora (SIRSU), que integra os municípios de Alandroal, Arraiolos Borba, Estremoz, Évora, Montemor-o-Novo, Mora, Mourão, Redondo, Reguengos de Monsaraz, Vendas Novas e Vila Viçosa.

A sua área de intervenção corresponde a 6,9 % da área total do país, e procede ao tratamento e valorização de 1,6 % do lixo doméstico produzido em Portugal.

O Sistema Intermunicipal de Resíduos Urbanos (SIRU) é um sistema integrado de resíduos sólidos urbanos que se traduz pelo conjunto de operações de acondicionamento e transporte dos resíduos e pelas soluções de tratamento, valorização e/ou destino final, que responde aos objectivos gerais e sectoriais dos interesses de uma região e das prioridades da política nacional e comunitária nesta matéria.

A Unidade de Tratamento Mecânico e Biológico localizada na Gesamb e encontra-se em pleno funcionamento desde 2015 e representou uma profunda alteração do anterior modelo de exploração baseado na deposição em aterro – dos resíduos indiferenciados/não depositados seletivamente uma vez que permite a valorização da fração orgânica dos resíduos indiferenciados e respetivo desvio de aterro, tal como permite recuperar resíduos recicláveis que provêm da recolha indiferenciada e ainda obter como “output” do processo o composto agrícola.

Espera-se assim alcançar avanços significativos para uma adequada valorização e tratamento dos resíduos urbanos gerados na região dos 12 municípios servidos.

Histórico do Re-Planta!

O projeto Re-Planta! foi inicialmente criado por três sistemas de resíduos da região do Alentejo: AMCAL, a GESAMB e a RESIALENTEJO, resultando de um Plano de Ação conjunto que integrava várias ações a implementar no âmbito do cumprimento dos objetivos do PERSU II, tendo sido financiado pelo QREN, INAlentejo e UE.

Esta parceria compreendeu a execução das duas Centrais de Tratamento Mecânico e Biológico (localizadas em Beja e em Évora estando em 2018 ambas em pleno funcionamento) e uma Campanha de Sensibilização e Promoção destinadas aos 25 concelhos abrangidos, com o objetivo de reduzir a quantidade de resíduos orgânicos presentes nos contentores do lixo dos lares e organizações e aumentar a prática da compostagem doméstica e comunitária, associada à criação de hortas e jardins em modo biológico.

Parceiros    |    Projeto

Anúncios