Re-Planta! nas escolas

Divulgaremos aqui os projetos e iniciativas que as escolas envolvidas no Programa Educativo Re-Planta! nos vão fazendo chegar, assim como alguns dos projetos do final da formação.

Não deixaremos de divulgar também projetos de hortas biológicas, compostagem, separação de resíduos…de outras escolas dos 25 concelhos, por isso se conhece algum faça-nos chegar a informação!

——————————————————————————————————

EB1 de Aldeia dos Fernandes, Almodôvar

Uma das escolas representantes do Agrupamento de Escolas de Almodôvar que participou no Re-Planta! foi a EB1 Aldeia dos Fernandes, com ativo envolvimento de dois professores: Francisco Fernandes e Francisco Abreu, os quais integraram ainda a Iniciativa Escolar com duas turmas do 1.º ciclo.

Foi com muito orgulho que tomamos conhecimento do tipo de atividades que a Escola desenvolveu ao longo da sua participação e os projetos de futuro, interpretando completamente o espírito do projeto e levando-o mais além. Obrigado!

Envolveram os Encarregados de Educação no desenvolvimento dos desafios da horta virtual através de um impresso especificamente concebido para o efeito, tendo alcançado o envolvimento de todos os Encarregados de Educação assim como respostas acertadas nos 5 desafios semanais.

Um dos professores frequentou ainda a Oficina de Hortas biológicas e Compostagem e que embora o tenha realizado a título pessoal contribuiu para a motivação de fazer algo mais ao nível escolar.

diamundialcrianca

Tornou-se óbvio para estes professores que, depois de ter desenvolvido as anteriores atividades com sucesso e ter conseguido uma ampla adesão se impunha a realização de um trabalho mais aprofundado com os alunos e a restante comunidade.

Nasceu assim o projeto base para o ano 2013/2014: “Vegetal amigo meu… Quem te vai produzir sou eu!!” com os objetivos de divulgar, ensinar e sistematizar práticas de compostagem, reaproveitar os lixos orgânicos, produzir composto biológico, cultivar, produzir e consumir vegetais biológicos e, sensibilizar para a importância do consumo regular de vegetais. No que diz respeito a espaços disponíveis para a horta a Escola identificou vários possíveis.

espacopossivel_hortaespacopossivel_horta1

O primeiro passo que este grupo deu foi envolver a comunidade local mais alargada para assim originar sinergias e cooperações começando por uma visita de inspiração e aprendizagem à TAMERA como um exemplo de comunidade que vive em comunhão com o meio ambiente. Entre representantes da Junta de Freguesia e da Câmara Municipal, da direção do Agrupamento de escolas, dos comerciantes de produtos agrícolas locais aos alunos e Encarregados de Educação, foram 53 os participantes nesta viagem.

visitatamera2visitatamera3visitatamera

Como resultado deste trabalho obtiveram apoios para dinamizar uma Estação de Compostagem na escola – tendo solicitado também ao Re-Planta! o fornecimento de 2 compostores os quais foram cedidos pela RESIALENTEJO -, que fornecerá o adubo orgânico para a Horta Biológica que pretendem construir.

Notícia publicada no Jornal dos Clubes de Proteção Civil

replantajornaldos clubes de protecao civil

As crianças foram motivadas para sensibilizar os encarregados de educação, familiares e amigos sobre os benefícios de voltar ao velho hábito de cultivar parte dos produtos alimentares essenciais, em pequenas hortas, canteiros ou simplesmente vasos ou suportes semelhantes mesmo em pequenas moradias ou apartamentos.

– Os membros da comunidade local foram desafiados a participar nas Oficinas Re-planta que decorreram pela segunda vez em vários concelhos do Alentejo. (Mobilizados pela escola foram inscritos 25 participantes, entre pais, familiares, amigos, pessoal docente e não docente.

– A estrutura do programa Re-Planta e alguns dos participantes, cederam os seus compostores à escola e pudemos iniciar a construção de 4 estações de compostagem, envolvendo também as crianças do pré escolar.

EB2,3 de Castro Verde e Escola Básica Dr. António Colaço de Castro Verde

Representando o Agrupamento Escolar de Castro Verde, estas duas escolas participaram no programa Educativo do Re-Planta! com a presença de 2 professoras (Antónia Mª G. Almeida Espírito Santo e Alzira Maria Luz Freire) à qual se juntou a professora Maria Beatriz da Costa Alves Sousa e fizeram nascer uma horta pedagógica envolvendo toda a comunidade na sua preparação! Muito parabéns.

Espreitem a página do Amigo da Horta, dinamizada pelas 3 professoras que participaram no Re-Planta! https://www.facebook.com/profile.php?id=100005153381345

EB1 de Santa Clara

A Escola Básica Santa Clara, em Évora, é uma das escolas envolvidas no programa educativo Re-Planta! com a presença de 4 professores que muito têm realizado na escola em prol do ambiente e mais especificamente na sensibilização para a separação e valorização de resíduos, nomeadamente os orgânicos. Esta escola tem a particularidade de ser uma escola “Sem Terra” mas têm demonstrado a criatividade de a inventar desenvolvendo projetos de hortas em varandas, nos muros, em vasos e por isso hoje têm uma escola mais verde! Criaram também o seu próprio compostor realizando com os seus alunos todos os trabalhos de montagem e posterior utilização na sua horta.

Visitem o blogue da escola http://ecosantaclara.blogspot.pt/ e vejam que orgulho! Estão de parabéns e esperamos que a participação no projeto Re-Planta! tenha apoiado e incentivado a continuação do seu trabalho.

EBStaClara_trabalhos3EBStaClara_trabalhos1

EB1 Graça de Divor

Com a coordenação incansável da Professora Gabriela Barroca esta escola tinha já uma horta escolar, e desde o início do ano, talvez também motivados pela participação no Re-Planta!, lançaram-se na tarefa da redução dos reíduos e trataram de ter um compostor!. Conseguiram o apoio do Sr. João que lhes construiu o compostor em madeira (reaproveitando restos de madeira) para alimentar a horta com composto orgânico produzido internamente na escola. Fizeram visitas de estudo para conhecer melhor as ervas aromáticas, ao Alto de S. Bento em Évora e sempre que o contentor dos resíduos na sala de aula está cheio todos os meninos vão ao ecoponto junto à escola colocar os resíduos nos locais corretos! Que pequeno grande contributo para a redução dos resíduos e para uma alimentação saudável!

Visitem o blogue da escola em  http://ebgd.blogspot.pt/

EB!gracadivor EB1GracaDivor

EB Outeiro

Sob a coordenação do Professor Nuno Cardoso esta escola conta já com um trabalho de alguns anos na área da alimentação saudável nomeadamente através da sua horta pedagógica, explorando o excelente recurso pedagógico e transversal, que a horta pode ser, com várias temáticas e disciplinas como matemática, ginástica, ciências da natureza, desenho… Em 2013 decidiram avançar para a compostagem e aguardamos novidades!

EBOuteiro EBOuteiro2EBOuteiro1  EBOuteiro3

Outras Escolas da região

Escola Profissional ALSUD de Mértola

Há uma horta biológica em construção da Escola Profissional ALSUD, em Mértola, pelas mãos destes jovens e mais uns quantos, que não aparecem na fotografia. Boas notícias, portanto.

| http://alsud.pt/home/index.php |

Anúncios