Regulamento

Regulamento do Concurso de Estórias
– Programa Educativo 2018/2019 –

Âmbito

O Concurso de Estórias é uma iniciativa escolar integrada na edição 2018/2019 do Projeto Re-Planta!. Esta iniciativa é facultativa e as escolas podem participar se manifestarem interesse, até 17 de janeiro, através da ficha de inscrição do Programa Educativo ou ficha específica para participar unicamente no Concurso.

O concurso decorre entre 17 de janeiro e 31 de maio de 2019 e é dirigido às escolas do 1º, 2º e 3º Ciclos de Ensino Básico das escolas da área de abrangência da Gesamb.

Objetivo

Envolver as escolas, professores e alunos, dos concelhos abrangidos pela Gesamb num Concurso de Estórias relacionado com as temáticas do Programa Educativo: Agricultura Biológica, Resíduos Orgânicos e Compostagem. Compreender o que acontece nestes processos e quais os seus intervenientes usando a sua imaginação, conhecimentos e criatividade.

Público-alvo

Escolas dos 1º, 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico dos concelhos de Alandroal, Arraiolos, Borba, Estremoz, Évora, Montemor-o-Novo, Mora, Mourão, Redondo, Reguengos de Monsaraz, Vendas Novas e Vila Viçosa;

  • As participações podem ser por grupo ou turma, sempre e só por alunos em frequência nas escolas.
  • O máximo de alunos por grupo ou turma é de 30 alunos e o mínimo de 2;
  • Cada grupo ou turma tem de ter pelo menos um professor responsável;
  • A participação de cada grupo ou turma é da responsabilidade do professor;
  • Cabe ao professor responsável garantir que os participantes têm as autorizações necessárias, nomeadamente dos encarregados de educação.

Datas

O concurso decorre entre 17 de janeiro e 31 de maio de 2019.

Após a receção das estórias, serão avaliadas por um júri e até 30 de junho serão anunciados os vencedores.

Condições de Participação

Para participar, cada grupo deve elaborar uma estória original/de sua autoria narrada, ilustrada ou ambas.

Cada turma ou grupo de alunos só pode apresentar uma estória.

A estória deve ser enviada num único documento, em formato digital, para o email: replanta.info@gmail.com.

O formato digital aceite para o documento é o pdf.

O documento deve ser constituído por três secções: capa, créditos e a estória. Por créditos entende-se: a identificação da Escola, professor(s) responsável e nome dos alunos.

Embora não se estabeleça um limite de peso para o documento em pdf, aconselha-se que não ultrapasse 20Mb.

No caso das estórias que contenham elementos ilustrados o concorrente deve salvaguardar a existência do documento original em boa qualidade, para eventuais problemas de fraca digitalização.

Embora não se estabeleça um limite de páginas, mínimo ou máximo, para a estória, aconselha-se que não seja menor do que 2 páginas e maior do que 10 páginas.

Júri

O júri é constituído por Cátia Borges (Gesamb), Alcino Vieira (maismomentos – lda), António Luís Carlos (Câmara Municipal de Mora). Serão avaliados os conhecimentos da matéria, a criatividade, a originalidade e o cumprimento do regulamento.

Divulgação dos resultados

Os resultados do concurso serão divulgados no website e página de facebook do projeto, www.re-planta.pt e www.facebook.com/projeto.replanta.

O grupo ou turma da estória premiada será contactado via professor responsável e respetivo email fornecido aquando da inscrição.

Os grupos ou turmas concorrentes receberão no email do professor responsável respetivo, um certificado de participação.

Prémios

A estória vencedora será premiada com um equipamento para a realização da compostagem (compostor) para a escola e a reprodução da estória em formato digital para distribuir e divulgar nas redes digitais Re-Planta!.

Direito de Utilização

A Gesamb reserva-se o direito de divulgar digitalmente a estória vencedora assim como as estórias recebidas sempre acompanhadas do nome dos respetivos autores.

Os participantes responsabilizam-se pelo respetivo conteúdo das estórias submetidas a concurso e garantem que o mesmo é de sua autoria e não infringe quaisquer direitos de autor, direitos conexos ou direitos de propriedade de terceiros.

Cláusulas Específicas

Não é permitida a participação de familiares diretos dos membros do júri.

O júri reserva-se o direito de intervir em quaisquer questões relativas ao número, conteúdo, forma e correção das estórias e/ou sobre matérias omissas neste Regulamento.

Os prazos e datas referidas neste Regulamento poderão ser alteradas pelo promotor do Concurso, informando-se previamente os grupos inscritos via email facultado aquando da inscrição.

Confidencialidade e Proteção de Dados

Os dados fornecidos ao projeto Re-Planta! serão analisados e utilizados pela equipa de gestão do projeto (maismomentos Lda) em nome da Gesamb (entidade promotora) para efeitos de identificação, contacto com a escola e/ou professores, e outras comunicações relacionadas com iniciativas do projeto. Os dados pessoais dos professores (email e contacto telefónico) não irão aparecer em qualquer documento ou comunicação.

Toda a informação fornecida pela Escola e/ou professor será trabalhada no estrito cumprimento do RGPD, sendo anónima e guardada em local seguro informatizado.

A qualquer momento podem solicitar a consulta, alteração ou eliminação dos seus dados, representando esse ato a desistência de participação no Concurso de Estórias do Re-Planta!

Qualquer dúvida relacionada com esta informação deverão entrar em contacto pelo
email: geral@maismomentos.com.

Anúncios