Formação

O projeto coloca ao dispor dos professores uma oficina de formação com a duração total em sala de aula de 14h à qual se acrescenta a realização de trabalho prático. Realizar-se-á em 2 Centros de Formação de Professores da região.

Esta formação está em processo de acreditação pelo CCPFC na tipologia de Oficina de Formação. Os créditos serão atribuídos aos professores dos grupos 110 – 1º Ciclo, 230 – Matemática e Ciências da Natureza e 520 – Biologia e Geologia que frequentem e finalizem a formação com sucesso. Professores de outros grupos podem participar na Formação e no Programa Educativo.

Os resíduos orgânicos domésticos podem ter um papel fundamental na redução da quantidade de resíduos urbanos enviados para tratamento e destino final, no combate à desertificação e na promoção da segurança alimentar. Estes três temas são de facto fundamentais na abordagem da sustentabilidade de uma região: reduzir os resíduos, valorizar os solos, promover a autoprodução de alimentos saudáveis, estimular a ligação das pessoas à terra, são elos da cadeia dos resíduos orgânicos.

A pertinência desta ação de formação relaciona-se com a necessidade de os professores adquirirem competências teóricas e pedagógicas para abordarem a temática dos resíduos orgânicos de uma forma integrada, com uma leitura de sustentabilidade ambiental, social e económica, e ao mesmo tempo adquirir competências práticas para:

  1. instalar e usar um compostor comunitário como um recurso pedagógico e útil no contexto escolar;
  2. definir, criar e apoiar a gestão de um circuito de recolha de materiais orgânicos no contexto escolar e recorrer a este processo na abordagem pedagógica de diversas temáticas;
  3. conceber, instalar e tirar o melhor partido pedagógico e prático de uma horta biológica na escola.

Esta formação será dividida em duas sessões:

  • 7h no início do 1º período (janeiro) e
  • 7h em meados do 3º período (maio)

No intervalo entre as duas sessões presenciais os professores conceberão o projeto para a sua escola assim como trabalharão na iniciativa escolar, se o desejarem, com o grupo de alunos definidos.

Este programa educativo e por consequência a formação está aberta à participação de todos os professores do 1º, 2º e 3º CEB que lecionem nas escolas dos concelhos abrangidos e que não tenham participado na edição anterior, podendo cada escola inscrever até 4 professores.

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Histórico

O projeto colocou ao dispor dos professores uma oficina de formação com a duração total em sala de aula de 15h à qual se acrescentou a realização do trabalho prático. Realizar-se-á nos 4 Centros de Formação de Professores da região. Esta formação foi acreditada pelo CCPFC na tipologia de oficina de formação.

Os resíduos orgânicos domésticos podem ter um papel fundamental na redução da quantidade de resíduos urbanos enviados para tratamento e destino final, no combate à desertificação e na promoção da segurança alimentar. Estes três temas são de facto fundamentais na abordagem da sustentabilidade de uma região: reduzir os resíduos, valorizar os solos, promover a autoprodução de alimentos saudáveis, estimular a ligação das pessoas à terra, são elos da cadeia dos resíduos orgânicos.

A pertinência desta ação de formação relaciona-se com a necessidade de os professores adquirirem competências teóricas e pedagógicas para abordarem a temática dos resíduos orgânicos de uma forma integrada, com uma leitura de sustentabilidade ambiental, social e económica, e ao mesmo tempo adquirir competências práticas para:

1. instalar e usar um compostor comunitário como um recurso pedagógico e útil no contexto escolar;

2. definir, criar e apoiar a gestão de um circuito de recolha de materiais orgânicos no contexto escolar e recorrer a este processo na abordagem pedagógica de diversas temáticas;

3. conceber, instalar e tirar o melhor partido pedagógico e prático de uma horta biológica na escola.

Esta formação será dividida em duas sessões: 8 h no início do 1º período (janeiro) e 7h em meados do 3º período (abril), no intervalo entre as duas sessões presenciais os professores conceberão o projeto para a sua escola assim como trabalharão na iniciativa escolar com o grupo de alunos que definiu.

Este programa educativo e por consequência a formação está aberta à participação de todos os professores do 1º, 2º e 3º CEB que leccionem nas escolas dos concelhos abrangidos, podendo cada escola inscrever 4 professores.

Iniciativa Escolar     |     

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