como funciona

Cada escola inscrita no programa educativo, e respetivos professores que frequentam a ação de formação, define o/s grupo/s de aluno/s que pretende envolver para o desenvolvimento da iniciativa. Cada escola pode ter o nº de grupos que entender; a cada grupo têm de estar associados os professores; cada grupo tem de ter um professor coordenador; cada professor tem de ter um grupo.

A informação dos grupos constituídos e respetivos professores que coordenam cada grupo tem de ser decidida em sala de formação durante a 1ª sessão, em janeiro. Caso exista dificuldade na definição neste dia, a informação tem de ser enviada no máximo até dois dias após a formação, para o email (replanta.info@gmail.com) com os seguintes dados:

. Nome da Escola;

. Identificação do Grupo (podendo ser dado um nome a cada grupo ou simplesmente um número);

. Nome do professor coordenador e email;

. Nome dos restantes professores pertencentes a esse grupo.

Nota: Aconselhamos que o email seja enviado já pelo professor coordenador de cada grupo e do email definido.

Do dia 4 de fevereiro ao dia 15 de março desenvolver-se-á esta iniciativa recorrendo sempre à comunicação via email e da seguinte forma:

1º – Recebe um email com a apresentação da realidade na horta, respetiva contextualização e fornecimento de 10 “cartões” que representam as respostas que o grupo terá ao seu dispor durante as fases seguintes. É o momento “0” (prevemos que seja no dia 4/2/2013).

Esta informação estará simultaneamente disponível no site do projeto http://www.re-planta.pt.

Nota: aconselhamos que guardem nos seus computadores estes “cartões” pois terão de se socorrer deles ao longo do desenvolvimento da iniciativa. Este “cartão” será enviado com a extensão JPG ou BMP.

2º-  Recebe um email com 1º desafio-problema (dia 4/2/2013) com uma breve explicação do problema na quinta, assim como a indicação do prazo que possui para enviar a resposta. Em simultâneo são dados conselhos de temas a explorar, atividades a desenvolver ou vídeos a visualizar com os seus alunos e que estarão presentes no site www.re-planta.pt.

O grupo terá o prazo até à data limite de resposta para desenvolver o problema, explorar as atividades sugeridas, debater a solução e escolher apenas 1 dos 10 “cartões” que lhe foram enviados.

– Envia um email com a resposta, ou seja com o “cartão” escolhido como resposta ao desafio 1. Esse envio tem de ser no dia correspondente à data limite, o dia 15/2/2013 durante todo o dia (00h às 23h59).

Para maior garantia do processo, o grupo deve identificar-se no email (nome da escola e nome ou nº do grupo)

Nota: não serão consideradas as respostas recebidas fora da data e hora indicada. A hora de registo é a hora de receção no servidor internacional da Google. Apenas aceitaremos como resposta aos desafios os emails enviados por este email identificado pelo grupo.

4º – No dia 15/2/2013 receberá um email com o 2º desafio-problema nos mesmos moldes indicados para o 1º desafio, devendo explorar o problema e as atividades de igual forma e dentro de uma semana.

5º – Envia um email com o “cartão” escolhido como resposta ao 2º desafio no dia 22/2/2013, durante todo o dia.

6º – O processo desenvolve-se de igual forma até ao 5º desafio e respetiva resposta. De seguida apresentamos o cronograma do desenvolvimento da iniciativa para melhor compreensão:

cronoIE

Avaliação da iniciativa escolar para efeitos de prémio

Esta avaliação diz respeito à que é realizada para efeitos de ranking final e para a atribuição de prémio, sendo a relativa à ponderação para a avaliação da formação apresentada na ficha de avaliação apresentada aos formandos.

Pontuações:

O grupo que participa e acerta, recebe 3 pontos. O grupo que participa e erra, recebe um ponto 1. O grupo que não responde recebe 0.

Considera-se que o grupo que não responder ou errar 3 vezes deixa a sua horta morrer abandonando por isso o jogo.

Os 3 primeiros grupos a responder corretamente recebem meio ponto extra, desafio a desafio.

Os 5 primeiros classificados serão os vencedores da iniciativa.

Em caso de empate será dada prioridade à escolha de 1 grupo por concelho, cumulativamente com o histórico da hora de chegada das respostas.

Algumas notas:

Em cada desafio e resposta os grupos têm sempre que considerar os 10 cartões que têm em sua posse pois podem-se repetir as mesmas soluções para desafios diferentes.

A divulgação das respostas corretas será realizada no site do projeto, no dia útil seguinte à data limite de resposta de cada desafio.

Os resultados e o ranking dos 5 primeiros classificados serão divulgados, em princípio, no dia 2 de Abril.

A entrega do prémio será depois combinada com o professor coordenador dos grupos vencedores.