Iniciativa escolar

No ano letivo de 2013-2014 não estão previstas ações no âmbito do programa educativo.

O programa educativo do Re-Planta! para além de ter proporcionado formação aos professores envolveu também os alunos numa iniciativa lúdico-pedagógica.

Esta iniciativa foi desenvolvida pelos professores que frequentaram a formação com o grupo de alunos que decidiram envolver, conferindo uma extensão formativa para o ambiente em sala de aula recorrendo também ao uso das novas tecnologias de informação.

Com uma dinâmica muito simples, o professor e o seu grupo de alunos exploraram algumas das temáticas abordadas na primeira sessão de formação durante os dois meses seguintes (fevereiro e março) e foram colocados perante a resolução de pequenos problemas semanais em volta de uma situação prática mas virtualmente criada: uma horta biológica.

Partindo de uma apresentação inicial da realidade existente na horta, o momento “0”, os grupos receberam informações de situações-problema (no final serão 5 situações para resolver) que aaconteciam na horta e tiveram que os solucionar socorrendo-se para isso de 1 dos 10 cartões/resposta que lhes foram previamente fornecidos. Antes de responder a cada desafio desenvolveram algumas atividades que foram sugeridas aquando do envio do problema. Ao longo de 5 semanas os grupos tomaram decisões (5) sobre a gestão da horta, decisões essas que influenciaram o desenvolvimento da mesma. A horta pode morrer, prosperar ou crescer mais lentamente, tudo depende do sucesso das respostas dos grupos.

Os resultados da participação nesta iniciativa foram avaliados para efeitos da avaliação dos formandos, assim como estiveram na base da atribuição de um prémio a cada uma das 5 escolas melhor classificadas. Esse prémio foi um compostor de capacidade de 300L atribuído à escola.

Como funciona

Para acompanhar o desenvolvimento da iniciativa e conhecer os resultados siga por aqui: Desenvolvimento.

 Formação |