Porquê ter uma horta?

Em primeiro lugar porque é simples, saudável, gratuito e vai ver que muito recompensador!

O ato de cultivar representa uma experiência educacional muito forte, quer para os adultos quer para as crianças, e ao fazê-lo, especialmente se for de forma orgânica, está também a contribuir para que o ambiente que o rodeia seja mais saudável e equilibrado, está a ajudar a manter os solos mais cuidados, a melhorar a sua saúde e pode ainda fazer novos amigos!

E se isto tudo não bastar, pense então única e exclusivamente em si. Sente-se cansado, por vezes stressado? Gostaria de relaxar sem ter de ir caminhar no meio da floresta ou meter-se num ginásio?!

Pois então, está provado cientificamente que as pequenas experiências de cultivo geram bem-estar psicológico e social e se não acredita pergunte a quem já tenha começado, e verá que o prazer e a sensação de relaxamento serão das primeiras vantagens que lhe falarão!

Seja por estes motivos ou outros, seja porque simplesmente quer descontrair, ou acompanhar as novas tendências de cultivo que proliferam por todo o mundo, tem mesmo de reaprender a cultivar!

E a propósito, nunca se perguntou se…

….não são cada vez mais as máquinas a cultivar, produzir e distribuir e não o ser humano?

….não é cada vez mais distante o local onde os alimentos são cultivados, tendo depois os alimentos que percorrer km e km até chegar a nós?

….não é estranho comermos morangos que não sabem a morangos, ou tomates, ou couve-flor, ou…?

….e não é verdade que trazemos “quilos” de plástico ou papel, que não precisamos, para casa, quando simplesmente queremos comprar meio quilo de framboesas?

….não temos todos cada vez menos parentes, vizinhos ou amigos que não cultivam no seu quintal e os quais  muitas vezes nos vendiam ou ofereciam a hortaliça para o jantar?

Não gostaria que fosse diferente?

Acredite, começar será simplesmente uma questão de tempo!