Ferramentas

As ferramentas básicas para ativar o poder biológico

Conheça algumas das ferramentas que deve ter à mão para o ajudar a fazer composto, o ingrediente básico para produzir frutas, vegetais e legumes únicos e ao mesmo tempo algumas das que deve socorrer-se para cultivar as suas primeiras plantas, nem que seja em vasos instalados no beiral da janela.

Regador

O material orgânico que está em processo de degradação no interior do compostor precisa de humidade. Há um teste de humidade simples que se faz com a mão: espreme-se com a mão um pouco do material do interior do compostor. Se a mão continua seca é preciso juntarverdes e regar. O regador será muito útil.

Plantador

Não é uma ferramenta essencial mas ajuda a criar os orifícios para a plantação.utensilios1

Pá de mão

Ferramenta importante para usar na sua horta, quer cultive em vaso, em canteiros ou numa área maior.

Forquilha com cabo

Esta ferramenta é importante para revolver o material que está dentro da unidade de compostagem ou compostor, de modo a arejar os resíduos. A presença de oxigénio é fundamental para que a degradação da matéria orgânica seja mais eficiente e sem cheiros.

Vasos

Se tiver um terreno à partida não precisa de vasos para cultivar, mas se o não tiver pode plantar em vasos ou reutilizar materiais para plantar. Pode usar caixas, latas, botas, cestos, gavetas, panelas…

Tesoura de podar

Pode ser útil para muitas tarefas da jardinagem. Recomendamos que use uma para cortar os ramos secos e outros restos de matéria orgânica de maiores dimensões de forma que os coloque em pequenos pedaços dentro do compostor.

Balde com tampa

Use um ao seu gosto para ter na sua cozinha e usar para depositar os resíduos ‘verdes’ à medida que os vai produzindo enquanto prepara as refeições. É mais cómodo juntar uma boa quantidade de restos neste balde e descarregá-lo com uma frequência adequada no compostor.

Sementes

Para plantar precisa de sementes e/ou plantas. Sugerimos que peça sementes ou plantas aos vizinhos, amigos ou que as compre em lojas especializadas.

Luvas

Não é obrigatório usar luvas nas tarefas de jardinagem mas há quem prefira não sujar as mãos. Hoje em dia existem luvas muito cómodas que se ajustam bem às mãos permitindo uma boa sensibilidade nas tarefas.

»»» Escolher o local