A mudança de paradigma no setor agrícola é precisa – UNCTAD

Num estudo realizado a pedido pela Commission on Trade and Development (UNCTAD) da ONU intitulado todos os autores foram unânimes em afirmar que é a agricultura biológica e a agricultura de pequena escala que são a solução para salvar a nossa alimentação e o nosso planeta.
No relatório Acordem antes que seja tarde de mais – transformem já a agricultura verdadeiramente sustentável para que tenhamos termos segurança alimentar num clima em mudança – relatório do comércio e agricultura 2013 (tradução livre), torna-se claro que a mudança de paradigma na forma como nos alimentamos, na agricultura e na comercialização dos alimentos é imperiosa podendo bem ser um dos grandes desafios do século XXI no que diz respeito à segurança internacional.
O mesmo relatório indica ainda que diversificar as quintas e culturas assim como minimizar a utilização de fertilizantes é uma necessidade extremamente urgente. Tal como também é vital reformular as regras de global trade para irem de encontro às necessidades que identificam. Tratados internacionais como o TPP e o TTIP vão, actualmente, na direcção oposta ao que a UNCTAD acredita serem as necessidades do futuro.
“The world needs a paradigm shift in agricultural development: from a “green revolution” to an “ecological intensification” approach”.
Faça o download do relatório aqui.
banner site_relatorioONU
Advertisements