Combater a obesidade infantil cantando e comendo fruta.

O projeto Heróis da Fruta é promovido pela APCOI – Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil desde 2013 sob o lema: Fruta para todos: heróis que defendem a sua saúde, da comunidade e do planeta.

herois da fruta

Este projeto tem como missão prevenir a obesidade infantil e doenças associadas, apostando por isso na educação para a saúde através de um programa motivacional anual junto das escolas do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e Jardins de Infância de todo o país.

Uma em cada três crianças portuguesas tem excesso de peso ou obesidade infantil, segundo a Organização Mundial de Saúde, por isso este é um problema que tem que ser abordado e trabalhado com esta faixa etária de modo que os hábitos saudáveis de alimentação sejam incutidos desde cedo, quer nas escolas quer nas próprias crianças.

Porquê a Fruta, e porquê ao lanche?

A fruta é, nesta faixa etária, ingerida como uma sobremesa e não é a primeira escolha das crianças se houver outra alternativa “na mesa” como gelatina ou outro doce. Os lanches da manhã ou da tarde são normalmente preparados em casa e ingeridos na escola e são as refeições onde mais habitualmente as crianças têm influência na escolha dos alimentos, e como a fruta não é um alimento da preferência dos mais novos, raramente estão presentes nestas refeições. O projeto Heróis da Fruta intervém por isso neste contexto: na refeição que mais depende da escolha de cada criança.

Quem pode aderir e como aderir?
O programa é anual (o de 2014/2015 está em curso pelo que tem já as inscrições encerradas) e todas as escolas, públicas ou provadas, do 1º CEB e jardins de infância podem inscrever-se gratuitamente aqui: www.heroisdafruta.com/p/coordenador.html.
Se desejar conhecer os vários trabalhos que as escolas desenvolveram ao longo do ano letivo, clique aqui.
Se desejar conhecer os hinos à fruta do ano letivo anterior espreite aquiNo grupo dos finalistas temos escolas de Serpa, de Vidigueira, de Évora e de Portel.
Anúncios