Como se fortalecer rapidamente consumindo batata-doce

dovasoapanela_11site

Muito conhecida no Alentejo, também por ai encontrar as condições ideais para o cultivo, a batata-doce é um tubérculo de fácil cultivo pois é bastante resistente a pragas e pouco exigente em termos de solo e irrigação.

Os benefícios para a saúde associados ao consumo de batata-doce devem-se às propriedades anticancerígenas, antioxidantes e cardioprotetoras que a grande parte das mais de 400 variedades de batata-doce possuem.

Na hora de escolher olhe para a cor. Quanto mais amarela ou laranja for a polpa (maior índice de betacaroteno) mais rica será em vitamina A e, quanto mais roxa for (maior índice de antocianina) mais antioxidante e anticancerígena será.

Na hora de comer ingira também a pele pois é a que reside a maior concentração do seu poder antioxidante sendo 3.2 vezes superior ao do mirtilo.

A batata-doce de Aljezur, de variedade Lira, de pele roxa e polpa amarela, possui a certificação comunitária de Indicação Geográfica Protegida é por isso é uma boa planta para tentar o cultivo no seu jardim ou vaso!

Ingredientes

1 cebola picada
5 colheres de sopa de azeite
1 batata-doce pequena
5 ovos
sal q.b
folhas de manjericão frescas

Preparação:

Numa frigideira coloque o azeite e a cebola refogando-a até ficar transparente. Adicione a batata doce cortada em cubos pequenos. Deixar cozinhar um pouco, de modo que a batata coza. Em paralelo bata os ovos os ovos com uma pitada de sal. Deite então os ovos na frigideira e mexa. Antes de retirar adicione umas folhas de manjericão cortadas na hora.

receita original: Cincoquartosdelaranja

Anúncios