Tomates em conserva de forma simples e duradoura!

Esta receita foi partilha pelo replantador Zé Sequeira no facebook. Segundo ele, esta forma simples de fazer conservas de tomate tem resultado com todos os amigos com quem partilha e duram mais de um ano na dispensa!

Este típico legume de verão, e tão presente na nossa culinária, é um poderoso antioxidante que chegou até nós com os Descobrimentos.

É aconselhável o seu consumo maduro visto que é menos indigesto e é quando conserva maior quantidade de nutrientes.

O cultivo do tomate é bastante fácil e normalmente recompensador, pois a germinação acontece rapidamente (em cerca de 15 dias após sementeira), assim como o tempo até à colheita (cerca de 90 dias) é curto sendo esta normalmente compensadora.

Talvez por isto muitos plantadores iniciados têm sempre uns tomates cherry à mão. Contudo na altura de semear (fev-maio) é preciso saber a espécie que está a plantar, pois caso contrário pode ser surpreendido/a com uma planta que cresce 2 m de altura!

dovasoapanela_8site_banner1

 

Ingredientes: 

Fascos de vidro (com tampa metálica ou de vidro)

Sal

Tomates

Preparação:

Esterilize os frascos, colocando-os em água a ferver durante uns 10/15 min.

Lave os tomates e corte-os. Se preferir pode tirar a pele. Retire a maior parte das sementes.  Salpique-os com sal grosso. Divida os tomates cortados pelos frascos que escolheu (que não tenham tampas de plástico), tape-os e coloque tudo dentro de uma panela. Coloque água dentro da panela até cerca de 2 cm do topo dos frascos e leve ao lume. Deixe estar em banho maria por uns 17 a 20 min. e quando começar a ferver retire um a um. Coloque-os de tampa para baixo até que arrefeçam.  Guarde em local fresco e longe do sol.

Anúncios