Apenas um metro quadrado para a sua horta? Não é um problema!

Existem variadas soluções para cultivar em casa alguns dos seus alimentos preferidos. Em vasos no parapeito ou no terraço, nas paredes, penduradas no teto, soluções não faltam, mas hoje dedicamo-nos aqueles que têm também pouco espaço mas conseguem montar uma pequena horta numa área de 1 metro quadrado.

Esta tipo de horta é cada vez mais utilizado por hortelões urbanos e tanto a pode criar diretamente no jardim, como com uma estrutura individual e colocá-la sobre a terra ou num terraço sobre o chão. A produção é suficiente para uma pessoa durante um mês.

264552_358831597576464_359163077_n - Cópia

Foi desenhada a pensar em pequenos espaços e na comodidade de manutenção e por isso o hortelão pode alcançar todas as zonas sem esforço.

Plantas pequenas: Rabanete, cenoura, cebola, espinafre, beterraba, alface e salsa.

Plantas grandes: Repolho, broculos, couve-flor, beringela e pimentas.

Plantas verticais: Tomate, pepino, vagem, ervilha e feijão.

Para construir a estrutura pode usar tubos de ferro ou de PVC  ou adaptar e reutilizar algum outro material, como pedaços de madeira.

As plantas maiores ficam nas fileiras de trás e as menores, na frente, para que todas recebam a luz do sol. As plantas verticais, como os tomates, devem ser penduradas na estrutura. Amarre-as bem para que suportem o peso e o vento.

A rotação de cultivos é automática. Por exemplo, um cultivo que leva mais tempo, como o do tomate, pode ser plantado entre outros cultivos de colheita rápida e que seriam colhidas antes que a planta precise de mais espaço.

Veja ainda um vídeo que ajuda a construir a estrutura e preparar o solo, aqui.

Mais algumas vantagens de construir uma horta em pequenos espaços e em camas elevadas, aqui.

 

fonte: Soluções Sustentáveis, Permacultura Urbana de Lucia Legan

Anúncios