Cadeia de supermercado francesa promove a compra de fruta feia

Uma das vantagens ou consequências de produzirmos alguns dos nossos alimentos em casa é que sabemos que nem todos ficam com aquele aspecto perfeito e brilhante que vemos nas lojas. Cada cenoura, rabanete, morango ou pimento é único na sua forma e cor. São todos diferentes ainda que sejam todos iguais no ótimo sabor que carregam.

No circuito comercial os produtos hortícolas que não reúnem um conjunto de características predefinidas são deitados fora e todos nós quando estamos a escolher os produtos na banca do supermercado instintivamente descartamos a fruta mais feia ou imperfeita.

Destes comportamentos advém um desperdício enorme que já várias vezes abordamos no Re-Planta! e para contrariar este circuito têm surgido algumas iniciativas internacionais e nacionais como por exemplo a Fruta Feia ou a Fruut ou mesmo a Dom Fruto. Mas, a iniciativa que destacamos hoje é a “The Inglorious Fruits and Vegetables” lançada pelo Intermarché. No ano europeu contra o desperdício alimentar, e como a empresa refere no vídeo de apresentação, estamos perante uma luta gloriosa contra o desperdício alimentar, e ao que parece têm conseguido resultados notáveis.

Inglorious_Fruits_and_Vegetables

Eis um “novo” produto, comercializado lado a lado com os restantes, publicitado como os seus pares e com promoção e publicidade tal e qual a sua concorrência. Tem sido um sucesso!

maca laranja beringela batata

 

Anúncios