Apreender com os bons exemplos

vancouverSejam exemplos nacionais ou estrangeiros, tenham como origem os nossos vizinhos ou simples desconhecidos, os exemplos de boas práticas devem ser aprendidos e apreendidos. A observação da conduta daqueles que têm os mesmos objetivos e/ou os mesmos problemas é um caminho para a reflexão ou, esperançosamente, para a ação. Hoje “visitamos” Vancouver.

Inserida numa estratégia de médio-longo prazo e amplamente estruturada pelas diversas áreas de intervenção urbana, a autarquia de Vancouver estabeleceu como missão, até 2020, tornar-se na cidade mais verde do mundo, trabalhando em conjunto com os cidadãos, organizações e governo. Criou o Plano de Ação 2020 que abrange 10 áreas, cada uma com objetivos e equipas de trabalho específicas.

Ambicionando que todas as pessoas sejam capazes de ver o fruto deste plano em vários pontos da cidade, quando passeiam na rua, quando os seus filhos estão na escola, nos telhados, nos mercados, no emprego, estes grupos de trabalho dedicaram uma forte e especial atenção à vertente alimentar.

“A cidade é, em alguns aspectos, um ecossistema de alimentação e é preciso considerar todos os seus aspectos”, disse o copresidente do Conselho de Política Alimentar , Brent Mansfield.

A Estratégia Alimentar de Vancouver transformou-se entretanto numa ferramenta poderosa sustentada num modelo justo, local e sustentável e que irá permitir-lhes alcançar os objetivos sociais, ambientais, económicos e de saúde. A evolução e os números são já visíveis através da duplicação do número de agricultores, o aparecimento de vários projetos de hortas comunitárias, o surgimento de novos empregos, nomeadamente daqueles que possuem uma base de atuação verde, a constituição de empresas (ou transformação de negócio) explorando novas áreas de negócio, são disso fortes exemplos.

Vancouver deseja ter uma cidade tão bonita como deliciosa e tudo isto nos próximos 7 anos!

Visite também o site da organização que gere os mercados agrícolas da cidade e que é parceira ativa deste plano de ação, assim como o folheto de apresentação da estratégia.

Anúncios