Feiras e mercados agrícolas

Pretendemos disponibilizar uma listagem que junte a informação sobre todas as feiras e mercados agrícolas no país, com especial destaque para as de orientação biológica e, na medida do possível na região do Alentejo. Esta é uma listagem que está em construção semanal por isso se conhece alguma e não a visualiza na listagem, contribua enviando-nos um email (replanta.info@gmail.com) com o máximo de informação que disponha do evento.

É importante que sejam iniciativas já realizadas para que a listagem corra menos riscos de ficar rapidamente desatualizada (pela não repetição do evento), contudo não deixe de enviar a informação pois poderemos sempre divulgar como notícia.

ID-100150234 - Cópia

FEIRA NACIONAL DE AGRICULTURA BIOLÓGICA – Terra Sã

  • Onde: anualmente altera a localização
  • Quando: anual

Esta feira é uma oportunidade para conhecer e provar o que de melhor se produz em Portugal. Todos produtores representados na feira seguem as regras da agricultura biológica, o único modo de produção que garante alimentos seguros para o consumidor e a preservação do ambiente e do bem-estar animal para esta e futuras gerações”, explica a organização da feira em comunicado.

www: http://www.agrobio.pt

FEIRA DE PRODUTOS BIOLÓGICOS

  • Onde: Porto
  • Quando: todos os sábados de manhã

A Feira de Produtos de Agricultura Biológica é realizada no Parque da Cidade, para a venda de Produtos Vegetais em Modo de Produção Biológico. Neste local, pode encontrar de tudo um pouco, desde legumes frescos, fruta da época, leguminosas e frutos secos. Tudo devidamente certificado. Os produtos são comercializados directamente pelos agricultores que, para aqui se deslocam, todos os sábados. É a AGRIDIN em parceria com a CM do Porto quem congrega todos os agricultores reconhecidos e se responsabiliza pela autenticidade e qualidade destes produtos da terra.

www: http://www.cm-porto.pt/gen.pl?p=stories&op=view&fokey=cmp.stories/9489 |

OVIBEJA

  • Onde: Beja
  • Quando: anual, habitualmente entre os meses de Abril e Maio

Organizada pela ACOS – Agricultores do Sul a maior feira agrícola do país afirmou-se pela sua pluralidade, pela criatividade, pelo profissionalismo ímpar e pelo sentimento de pertença a que os visitantes já se habituaram. A Ovibeja é uma marca de excelência onde cabe “todo o Alentejo deste mundo”.

www: https://www.facebook.com/ovibeja.acos?fref=ts | http://www.ovibeja.pt/

FEIRA DO CAMPO ALENTEJANO

  • Onde: Aljustrel
  • Quando: anual, habitualmente no 2º fim-de-semana de Junho

O certame procura demonstrar a qualidade dos produtos locais, captar a atenção de potenciais investidores, mostrando as mais-valias deste concelho alentejano, bem como publicitar a dinâmica empresarial local e as condições únicas que Aljustrel dispõe para acolher novas empresas. Por fim, mas não menos importante, a Feira do Campo Alentejano procura engrandecer a nossa identidade cultural, com forte ligação à tradição mineira, nesta montra espantosa que é a Feira do Campo Alentejano.

A Feira do Campo Alentejano, procura prestar ainda homenagem ao campo e ao seu produto mais admirável – o pão! Durante os dias que dura o evento realizam-se diferentes actividades que vão de encontro às expectativas de cada visitante – espectáculos musicais, actividades equestres, gastronomia, colóquios, concursos cinófilos, mostra agro-pecuária e oportunidades de negócio.

www: http://www.mun-aljustrel.pt/menu/378/feira-do-campo-alentejano.aspx

SANTIAGRO – Feira agro-pecuária

  • Onde: Santiago do Cacém
  • Quando: mensal, no último fim-de-semana de Maio

Certame dedicado à agro-pecuária, tendo o cavalo como grande atracção. Durante a feira, que se estende por quatro dias, são realizados concursos de cavalos, provas de equitação, concursos e leilões de gado bovino e suíno. Simultaneamente, decorrem encontros sobre temáticas agrícolas, venda de produtos e animação musical ao vivo. São ainda organizadas corridas de touros, largadas de touros e vacas.

www: http://www.cm-santiagocacem.pt/Autarquias/santiagro2013/Paginas/default.aspx

FEIRA NACIONAL DA ÁGUA E DO REGADIO

  • Onde: Ferreira do Alentejo
  • Quando: bianual, no mês de Junho

Promovida pela Câmara de Ferreira do Alentejo decorre habitualmente no Parque de Exposições e Feiras da vila, com concertos, colóquios, mostras e o quarto Encontro sobre Emprego, Empreendedorismo, Formação e Sustentabilidade Ambiental. Segundo a autarquia, a feira visa promover o desenvolvimento sustentável e as potencialidades do concelho de Ferreira do Alentejo, sobretudo nas áreas da agricultura de regadio e das energias renováveis.

www: http://www.cm-ferreira-alentejo.pt/index.php/apoio-a-empresas/dinmica-empresarial-apoio-a-empresas-264/feira-nacional-da-gua-e-do-regadio-dinamica-empresarial-400

FEIRA NACIONAL DA AGRICULTURA – Ribatejo

  • Onde: Santarém
  • Quando: anual, habitualmente em Junho

Cinquenta edições representam cinco décadas ao serviço da agricultura, na promoção do melhor se faz e produz no nosso país, apostando na inovação, na actualidade e na diversidade do mundo rural e agrícola. Vamos, assim, assinalar esta efeméride com um programa de celebrações evocativo dos 50 anos da feira

www: https://www.facebook.com/FeiraNacionaldeAgricultura.FeiradoRibatejo?fref=ts | http://www.cnema.pt

AGRIVAL – Feira Agrícola do Vale do Sousa

  • Onde: Penafiel
  • Quando: anual, habitualmente entre os meses de Agosto e Setembro

www: http://agrival-penafiel.blogspot.pt/

FEIRA DE ATIVIDADES AGRÍCOLAS  – Vila do Conde

  • Onde: Vila do Conde
  • Quando: anual, habitualmente nos primeiros dias de Setembro

A Feira de Actividades Agrícolas de Vila do Conde “Portugal Rural” decorre nos Jardins da Avª Júlio Graça, numa organização conjunta da Câmara Municipal, Associação de Agricultores de Vila do Conde, Associação de Jovens Agricultores do Distrito do Porto e Cooperativa Agrícola de Vila do Conde, contando com a colaboração da Direcção Regional de Agricultura e Pescas do Norte.
Deste modo, cerca de oitenta representações, entre produtores agrícolas, criadores de animais, produtores de rações, casas de lavoura, empresas, associações e instituições diversas, estão representadas na Feira de Actividades Agrícolas, cujo programa alia a vertente expositiva e exemplificativa da diversidade do mundo rural a uma forte componente informativa e pedagógica, sendo possível apreciar, in loco, uma enorme diversidade de animais, desde cavalos, vacas, muflões, cabras e ovelhas, coelhos, porcos, avestruzes, patos, pavões, javalis, entre outros.
Complementando o programa, a música popular e o folclore ocupam uma presença constante no “Portugal Rural”, bem como as actividades lúdicas, onde se incluem mostras de ordenha, de podengos portugueses, galgos e cães generalistas, desfolhada tradicional, assim como, demonstrações equestres.

www: http://www.cm-viladoconde.pt/PageGen.aspx?WMCM_PaginaId=30323

EXPOFACIC – Feira agrícola, comercial e industrial de Catanhede

  • Onde: Catanhede
  • Quando: anual, habitualmente entre os meses de Julho e Agosto

www: http://www.expofacic.pt/

FEIRA AGRÍCOLA DE AÇORES

  • Onde: itinerante pelas ilhas do arquipélago
  • Quando: anual, habitualmente em Julho

É organizada pela Secretaria Regional dos Recursos Naturais em cooperação com as autarquias locais, associações agrícolas e outras entidades e pretende mostrar o que de melhor se faz” na Região. É um evento de divulgação dos produtos agrícolas dos Açores, integra vários concursos de produtos regionais, espetáculos equestres, muita diversão e espetáculos musicais.

www: http://feiraagricolaazores2013.azores.gov.pt/

Nota: a informação aqui presente provém dos sites oficiais dos eventos ou dos seus promotores.

Anúncios