À conversa com…os presidentes de Junta de Freguesia

O Re-Planta! durante a semana de 8 a 12 de abril reune com todos os presidentes de Junta de Freguesia (JF) dos 25 concelhos abrangidos (esperamos reunir com todos os 162!) com o objetivo de lhes apresentar o projeto, mas acima de tudo para mostrar o quão importante é o papel destas entidades para o Re-Planta. O conhecimento que possuem da região e a notoriedade que têm junto dos seus fregueses são muito importantes para garantir que o Re-Planta chega efetivamente a TODOS os cidadãos e que tenhamos nas oficinas Re-Planta! não apenas os cidadãos que possuem internet, ou os que conseguem manter-se informados, ou até só os que sabem ler, mas antes todos aqueles que desejam ter comportamentos sustentáveis, cultivar alguns dos seus alimentos e valorizar todos os resíduos que produzem!

Contamos com todos os presidentes de Junta de Freguesia para transformarem a sua entidade num ponto de informação e inscrição para as oficinas Re-Planta! e que nos façam chegar todas as inscrições, sugestões, ideias…tudo quanto seja em prol do desenvolvimento desta comunidade Re-Planta!.

Partilhamos convosco a reunião do dia 8 de abril, na AMCAL, com a presença de mais de 60% das JF assim como com a presença da maioria dos interlocutores do Re-Planta! nas autarquias. Muito obrigado!

amcalamcal_1

No dia 9 e 10 de abril reunimos com os presidentes das JF dos concelhos de Alandroal, Arraiolos, Borba, Estremoz, Évora, Montemor-o-Novo, Mora, Mourão, Redondo, Reguengos de Monsaraz, Vendas Novas e Vila Viçosa abrangidos pela GESAMB. Agradecemos a presença de todos sem esquecer os representantes das autarquias que se fizeram representar em grande número!

Cópia de P1020092

No canto do Re-Planta! disponibilizamos uma pequena mostra de alguns produtos que qualquer cidadão pode obter numa pequena varanda. Sejam morangos, piri-piris, beringelas, acelgas, rúcula, flores comestíveis, tomates…!

Cópia de P1020081Cópia de P1020074

Como não podia deixar de ser todos tiveram contacto com o maravilhoso segredo de qualquer horta, o composto orgânico produzido domesticamente com os resíduos de cozinha e jardim no compostor oferecido no âmbito desta campanha.

Cópia de P1020108

No final pudemos deliciar-nos com um buffet muito inovador preparado pela GESAMB! Cascas de batata crocantes com especiarias, bolo de agrião, chã de erva príncipe, paté de talos de legumes… iguarias sustentáveis e criativas!

gesamb

Já no dia 12 de Abril foi a vez das Juntas de Freguesia dos concelhos de Almodôvar, Barrancos, Beja, Castro Verde, Mértola, Moura, Ourique e Serpa, na Resialentejo juntamente com os técnicos das CM que se fizeram representar. Eis algumas recordações:

P1020236

P1020227

P1020190

P1020185

P1020177

Anúncios